Blog

Protocolo para calibração e utilização de medidor de pH

É importante destacar que existem diferentes tipos de eletrodos de acordo com a utilização para que será destinado. Consulte um de nossos consultores para obter mais informações e indicações. 

 

A seguir, apresentaremos um protocolo para calibrar e utilizar um pHmetro digital de bancada.

 

Preparação

 

Antes de ligar o pHmetro, separe os seguintes itens: 

  • soluções tampão de pH (pH=4 | pH=7 | pH=10). Deixe-as sobre a bancada até que atinjam o equilíbrio térmico (caso sejam armazenados refrigerados). Use-os o mais breve possível.
  • Pisseta com água deionizada 
  • papel toalha macio
  • Béquer (3 de 50 mL cada e 1 de 200 mL) 
  • Agitador magnético
  • Barra magnética

 

Adicione cerca de 30 mL de cada tampão a cada béquer de 50 mL.

 

Ligando o medidor de pH

 

Antes de ligar o equipamento, confira a voltagem. Ligue o seu medidor de pH e aguarde o tempo necessário para a estabilização. Geralmente leva aproximadamente 30 minutos (o tempo exato está disponível no manual do equipamento). 

 

Limpeza do eletrodo

 

Após a estabilização, limpe o eletrodo. Retire a capa com solução de cloreto de potássio (KCl 3M) que recobre o bulbo e utilize uma pisseta com água deionizada para enxaguar. Recolha a água no béquer de 200 mL para descarte. Seque-o cuidadosamente com papel toalha macio. Evite esfregar o eletrodo.

 

Calibrando seu medidor de pH

 

Posicione o béquer com o tampão pH=7 sobre o agitador e coloque a barra magnética. Ligue-o para uma agitação suave. Abra o orifício para entrada de ar (orifício de preenchimento) do eletrodo. Coloque cuidadosamente o eletrodo (limpo e seco) na solução  tampão. Após a estabilização da leitura, pressione o botão de calibração. Aguarde e pressione novamente o botão (Alguns modelos de equipamento o botão é pressionado e mantido até o final da leitura).

 

Retire o eletrodo do tampão e utilize uma pisseta com água deionizada para enxaguar. Recolha a água no béquer de 200 mL para descarte. Seque-o cuidadosamente com papel toalha macio. Evite esfregar o eletrodo.

Repita o procedimento para as outras duas soluções tampão. Descarte as soluções tampão utilizadas quando terminar. Não o devolva ao seu recipiente original.

 

Como utilizar seu medidor de pH

 

Com o eletrodo limpo e seco, mergulhe-o na amostra, agitando-a suavemente. Aguarde a estabilização e faça a leitura.

Limpe o eletrodo entre cada medição e após a utilização. Coloque a capa com solução de cloreto de potássio (KCl 3M) que recobre o bulbo e tampe o orifício de entrada de ar. Coloque o equipamento em stand-by ou desligue-o. 

 

Realize o ajuste do instrumento ao menos uma vez por semana ou de acordo com o manual de instruções.