Blog

Deionizador: Funcionamento e manutenção

Basicamente, os deionizadores utilizam filtros para retenção de partículas, adsorção de cloro e remoção da contaminação química provenientes dos sais dissolvidos. Esses filtros são colunas preenchidas por cartuchos com resinas de troca iônica capazes de retirar da água diversos componentes indesejáveis aos processos.

 

Apesar de relativamente simples, de fácil operação e manutenção, a utilização de deionizadores é importante para produzir água que atenda os padrões para a produção de cosméticos, pesquisas científicas, testes de qualidade, produção de medicamentos e cosméticos, além de fundamentais para águas que abastecem caldeiras. Suas aplicações são amplas e englobam todas as atividades em que é necessário utilizar água com padrão elevado de pureza.  

 

A vida útil dos elementos filtrantes está diretamente relacionada à qualidade da água de entrada, ao volume de água produzido e à realização dos procedimentos de manutenção preventiva. Para evitar contaminações indesejáveis, é recomendado realizar medições periódicas do nível de condutividade da água produzida pelo deionizador. Caso necessário, basta substituir os cartuchos de resina. 

 

Conforme mencionamos acima, outro fator importante para aumentar a vida útil do equipamento é realizar as manutenções preventivas de acordo com a orientação de cada fabricante. Procure, sempre, por empresas credenciadas e especializadas para a realização do serviço. 

 

Entre em contato conosco. Nossos técnicos estão prontos para atendê-los. A mais de 25 anos oferecemos soluções laboratoriais.