Blog

Como atitudes simples podem tornar seu laboratório Eco-Friendly

Eco-friendly é um termo que pode ser entendido como "amigo do meio ambiente". Ou seja, está relacionado a maneira como podemos mudar hábitos e posturas para  minimizar os impactos socioambientais quando comparados aos provocados pelos atuais costumes. 

 

O contexto eco-friendly engloba conceitos como sustentabilidade, consumo consciente, engenharia verde, reciclagem, reutilização, entre outros. Atuar de modo eco-friendly em um mundo obcecado por velocidade, performance e lucratividade não é tão simples quanto parece. Apesar disso, mudanças simples são capazes de iniciar um grande processo de conscientização. 

 

Mas por onde começar? 

 

Você já pensou de onde vem a energia elétrica utilizada em seu laboratório? E a água? Os resíduos produzidos, para onde são encaminhados? Como e onde foi produzido o insumo que é utilizado? É possível adquirir de produtores locais?

 

Esses são apenas alguns exemplos dos questionamentos que podem ser feitos para começarmos nossa discussão. Entretanto, para que possamos nos aprofundar e iniciar o processo,  sugerimos que comecemos com os 8 R 's. O conceito começou com apenas 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e evoluiu até que o oitavo.Os 8 R's são: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar. A questão principal é nos levar a um exame de consciência e avaliarmos nossos atuais hábitos e propor modificações e adaptações. 

 

O que fazer para mudar e tornar seu laboratório Eco-Friendly?

 

Trataremos apenas de atitudes simples, que à primeira vista podem parecer até óbvias para algumas pessoas, entretanto será que realmente elas são realizadas e ainda mais, como realmente deveriam ser?

Adotar bons hábitos pode fazer uma grande diferença. Papel, papelão, alumínio, plástico reciclável e recipientes de transporte podem facilmente serem separados e destinados corretamente. 

 

Outro hábito impactante e simples é certificar-se de desligar todos os equipamentos e luzes quando não estiverem em uso, bem como fechar cuidadosamente as torneiras de água. Reciclagem e economia de energia devem se tornar parte da filosofia do laboratório. 

 

Um grande problema para muitos laboratórios é a quantidade excessiva de plástico associada aos nossos suprimentos de pesquisa. Se você realmente parar para pensar sobre isso, perceberá a quantidade de "descartáveis" que são consumidos diariamente. Alguns ítens podem ser reutilizados com segurança, como por exemplo, tubos cônicos e garrafas de plástico podem ser lavados e reutilizados como recipientes para líquidos não estéreis ou tampões. Lembre-se de que é obrigatório seguir as regras vigentes para cada substância e, obviamente, nenhum recipiente de lixo biológico e perigoso deve ser reciclado.

 

Em laboratórios de biotecnologia, uma parte que é particularmente difícil de tornar ecologicamente correta é a sala de cultura de tecidos. Nessa área a quantidade de plástico não reciclado descartável é enorme. Entretanto, infelizmente, pouco se pode fazer sobre isso. Porém, mesmo assim, você ainda pode adotar hábitos melhores. Ao lidar com fornecedores, diga a eles que responsabilidade socioambiental é uma prioridade e, se tiver escolha, experimente encomendar com os que mais se preocupam com o ambiente. 

 

Queremos enfatizar que antes de qualquer atitude é necessário conhecer as regras, legislações e procedimentos e que é essencial segui-las para manter a segurança.  A adoção do comportamento correto em relação aos resíduos biológicos e químicos é responsabilidade de todos no laboratório e exige que todos nós nos mantenhamos focados quanto à manutenção desses padrões.

O que você pode fazer agora para ser mais ecológico no laboratório?

 

Em nossa vida diária de laboratório, temos muitas oportunidades de ser verdes, temos que pensar sobre isso e agir! Continue se perguntando: posso reutilizar ou reciclar este item em vez de enviá-lo para aterro? Existe uma maneira melhor de fazer isso? 

Repense. A sustentabilidade é dever de todos.

 

Conte sempre com a SCQ, sua parceira para soluções laboratoriais.