Blog

Guia para seleção do meio de cultura

A seleção do meio de cultura é fundamental para a correta multiplicação, crescimento e posterior identificação de microrganismos por meio das suas atividades bioquímica e metabólica. Preparamos um guia para a correta seleção do meio de cultura de acordo com o objetivo e com o microrganismo. 
 

Meios de cultura

Os meios de cultura fornecem todas as condições necessárias para o crescimento microbiano, como nutrientes, umidade e pH. Como diferentes microrganismos apresentam diferentes necessidades, existem diversos meios de cultura disponíveis. Cada um é indicado para atender as necessidades e exigências para o desenvolvimento de cada cultura. 
 

Uso geral

Os meios de uso geral suportam a maioria das bactérias não fastidiosas. 
  • Água peptonada
  • Caldo e Ágar nutriente - isolamento primário de microrganismos.

Enriquecido

Meios enriquecidos são usados ​​para cultivar bactérias que apresentam maiores exigências nutricionais. O enriquecimento é feito com o objetivo de aumentar a concentração relativa de certos microrganismos na cultura antes do plaqueamento em meio seletivo sólido.  
São exemplos de meios enriquecidos o ágar sangue e o ágar chocolate.

Seletivos

São desenvolvidos para inibir o crescimento de alguns microorganismos enquanto permite o crescimento de outros. Existem várias maneiras para desenvolver um um meio seletivo, como adição de antibióticos e a alteração de pH. Entre as as possibilidades, destacam-se:
  • Ágar Thayer Martin
  • Ágar MacConkey
  • Ágar TCBS - utilizado para isolar V. cholerae de amostras fecais. O meio de cultura tem seu pH ajustado para a faixa 8,5-8,6, o que inibe a maioria das outras bactérias.

Indicador

São desenvolvidos para que diferentes colônias de bactérias possam ser reconhecidas baseadas em sua coloração.  
São comumente utilizados:
  • Ágar de sangue 
  • Ágar MacConkey (bactérias fermentadoras de lactose apresentam coloração rósea, enquanto que o fermentador sem lactose produz colônias claras ou incolores.
Para isso, é frequente a utilização de corantes e substratos metabólicos. Assim, as bactérias que os utilizam esses componentes passam a apresentar cores distintas em suas colônias.  
 

De transporte

Para evitar o crescimento excessivo de organismos contaminantes ou competidores, as amostras devem ser transportadas para o laboratório imediatamente após a coleta.  Esses meios evitam a secagem da amostra, mantêm a proporção entre patógenos e competidoras e inibem o crescimento excessivo de bactérias indesejadas. 
 
Neste grupo estão o Cary Blair e o Meio Stuart, que devido a carência de uma fonte de nitrogênio impede consideravelmente a multiplicação de microrganismos enquanto sua composição nutritiva garante a sobrevivência deles.
 

Anaeróbios

Bactérias anaeróbias precisam de baixo teor de oxigênio. Os meios para os microrganismos anaeróbios frequentemente são suplementados com hemina e vitamina K com a utilização do azul de metileno como indicador da oxi-redução. Em condições com pouco oxigênio, o azul de metileno é incolor. 
 

Meio de ensaio

Utilizados para dosagem de vitaminas, aminoácidos e antibióticos. Por exemplo, meios de ensaio de antibióticos são usados ​​para determinar a potência do antibiótico pela técnica de ensaio microbiológico.
 
 
Para maiores informações, fique à vontade para consultar as referências bibliográficas.
 
 
 
TORTORA, Gerard J.; CASE, Christine L.; FUNKE, Berdell R. Microbiologia-12ª Edição. Artmed Editora, 2016.
KONEMAN, Elmer W.; ALLEN, Stephen. Koneman. Diagnostico Microbiologico/Microbiological diagnosis: Texto Y Atlas En Color/Text and Color Atlas. Ed. médica panamericana, 2008.