Blog

Balanças analíticas ou semi-analíticas: Qual a mais indicada para o meu laboratório?

A determinação de massas, popularmente chamada de “pesagem” é uma das mais comuns e importantes operações em laboratórios de ensino, pesquisa, desenvolvimento e qualidade.
É muito provável que os laboratórios dos mais diversos setores como de universidades, da indústria química, farmacêutica e de biotecnologia tenham pelo menos uma balança em suas instalações.
 
Existem balanças indicadas para medições mais grosseiras e também aquelas para medidas mais refinadas.
Aqui, trataremos das particularidades, características e diferenças das balanças analítica e semi-analítica. Leia o artigo e descubra qual é a mais indicada para você.
 
Mas antes, vamos relembrar 3 conceitos importantes para os instrumentos de medidas.
 
Imagine que você realizou uma série de medições de massa usando uma determinada balança.
 
• A precisão está relacionada a concordância dos valores obtidos e usualmente é quantificada como o desvio padrão da série de medidas.
• A resolução da balança está relacionada ao menor incremento de medida mensurável, a “capacidade de leitura”. Ou seja, a capacidade de diferenciar valores muito próximos nas medidas. 
• Já a sensibilidade da balança está ligada a “menor quantidade mensurável”.
 
Agora que relembramos os conceitos, vamos as características das balanças.
 
Balanças semi-analíticas – Em geral são balanças abertas e prato simples. Existem modelos com precisão de 0,01 e 0,001g.
 
Balanças analíticas – Em geral são balanças de prato simples, equipadas com câmaras de pesagem à prova de correntes de ar e usualmente utilizadas em salas de pesagem em mesas antivibração. Existem modelos com precisão de 0,0001 e 0,00001g. 
 
Em resumo, balanças analíticas são mais precisas, sensíveis e apresentam melhor resolução. 
Assim, a escolha correta da balança dependerá, dentre outros fatores, das massas que serão medidas, da sensibilidade, precisão e resolução desejados. 
 
Entre em contato conosco. Explique qual o seu objetivo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e indicar o melhor produto, com a melhor relação custo-benefício para você e seu laboratório.