Blog

Precisão e garantia da qualidade do produto: conheça a importância da calibração.

Precisão e garantia da qualidade do produto: conheça a importância da calibração.
 
Partindo-se do pressuposto de que os equipamentos de medições laboratoriais ou químicos propriamente ditos se caracterizam por estarem plenamente sujeitos a variações popularmente conhecidas como “erros”, não há como deixar de destacar a necessidade de tais dispositivos precisarem ser submetidos a algumas inspeções técnicas. Uma delas – talvez a mais principal dentre todas, é bom que se diga – é representada pela calibração.
 
Também conhecida como calibração de instrumentos de medição ou calibração de temperatura, a calibração, como é popularmente conhecida, possui o objetivo de anular as imperfeições observadas em aparelhagens como termômetros e sensores responsáveis por medir qualquer tipo de temperatura, fazendo que seus procedimentos venham a se apresentar como espécies de parâmetros críticos para os mais diversos processos industriais e procedimentos de pesquisa.
 
Para que as suas eficácias sejam plenamente comprovadas, no entanto, algumas funções precisam lhe servir de base. Saiba, portanto, quais são as mais destacadas destas tarefas:
 
Verificação dos equipamentos em intervalos previamente determinados;
Arquivamento dos registros das calibrações em si (muitas vezes representado pelo Certificado de Calibração);
Utilização de padrões de medições rastreáveis a padrões nacionais ou, melhor ainda, internacionais.
 
Em algumas ocasiões, esta lista ainda pode ser estendida ao fato de que os equipamentos aptos a serem calibrados ainda precisam se enquadrar em três diferentes condições. São elas:
 
Propriedade de uma identificação única e apta a determinar a sua real situação de calibração;
Proteção contra ajustes que podem invariavelmente comprometer seu processo de medição e acerto;
Combate aos danos que possivelmente podem aparecer no decorrer de seu manuseio.
 
Você sabia que balanças de precisão também precisam ser calibradas de maneira periódica?
 
Assim como acontece com os termômetros, com as prensas industriais ou laboratoriais, com os microscópios e com os demais equipamentos que normalmente marcam presença em institutos de pesquisa e tecnologia, as balanças de precisão também se apresentam como elementos aptos a serem calibrados de tempos em tempos. 
 
Na prática, o processo responsável por promover a calibração em balanças de precisão se incumbe de normalmente permitir que o aparelho apresente os resultados mais fidedignos possíveis no que diz respeito às medições de peso ou massa de substâncias líquidas ou sólidas.
 
A calibração de equipamentos ainda pode ser do tipo RBC de micropipetas ou vidrarias.
 
A calibração do tipo RBC de micropipetas ou vidrarias representa um dos serviços mais priorizados pela São Carlos Química. Isso porque, uma vez experiente e inovadora ao mesmo tempo, a instituição compreende que todo e qualquer dispositivo laboratorial ou tecnológico precisa atuar com a máxima precisão na maior parte do tempo.
 
É a prestação de serviços em prol da viabilidade da ciência e do crescimento da tecnologia não somente de São Carlos e região, mas também do Brasil como um todo!