Blog

A importância da Química na experiência humana.

Você já pensou na importância da Química para a humanidade? Na verdade, a história dessa ciência se confunde com o próprio desenvolvimento humano, pois foi o domínio da matéria que nos colocou no topo da evolução.
 
Oficialmente, a Química surgiu no século XVII a partir da alquimia, tendo como pai o cientista irlandês Robert Boyle. Mas, a importância da Química só seria consolidada um século depois pelo francês Lavoisier e suas descobertas sobre o oxigênio.
 
Vale lembrar que a ciência química vai muito além da descoberta, pois sua essência está ligada à criação e transformação.
 
Não à toa, lembramos da imagem clássica dos experimentos em laboratório, onde temos nosso primeiro contato com esse universo fascinante das substâncias e reações químicas.
 
Aliás, é graças à Química que avançamos no tratamento de doenças, na conquista espacial e transformação tecnológica.
 
A importância da Química ao nosso redor
 
Se você quer enxergar a importância da Química, basta observar nossos alimentos, medicamentos, roupas, moradias e matériasprimas
que nos permitem criar qualquer objeto.
 
A própria energia que move nossos equipamentos, transportes que nos permitem viajar e comunicações que nos aproximam só existem porque
desvendamos os segredos da Química.
 
Como diz o presidente da Sociedade Brasileira de Química César Zucco, nosso mundo transborda criatividade química.
 
Se o que nos diferencia dos outros animais é a capacidade de transformar a natureza, nossa própria condição humana vem da ciência química.
 
Os desafios da Química como ciência do futuro
 
Embora a importância da Química esteja clara, a cultura geral sobre o assunto ainda é muito precária em relação a outras disciplinas.
 
Um dos obstáculos para a difusão da Química entre a população é o preconceito associado ao uso bélico da ciência, ou à sua existência restrita aos laboratórios especializados.
 
Por essa razão, a Química precisa ser desmistificada e celebrada, para que as novas gerações entendam sua profundidade e infinidade de aplicações. Afinal, os químicos são verdadeiros arquitetos de moléculas, capazes de construir grandes inovações a partir de átomos microscópicos.
 
Para a São Carlos Química, oferecer soluções laboratoriais de ponta significa contribuir com o reconhecimento e valorização dessa ciência tão essencial ao progresso.
Nosso orgulho em atuar no setor químico se traduz na qualidade dos serviços e dedicação à tecnologia, que impulsionam os laboratórios ao futuro promissor da Química.