Blog

O laboratório do futuro: automação e tecnologia de ponta

O laboratório é um espaço essencial para os estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Na área da Química, especialmente, os conceitos teóricos complexos são assimilados na prática laboratorial, por meio de experimentos científicos e vivências dos pesquisadores.
 
É na bancada do laboratório químico que surgem medicamentos revolucionários, novas tecnologias e substâncias que inovam o mercado, ou mesmo descobertas que mudam o curso da humanidade.
 
Com as transformações do século XXI, esses espaços de pesquisa e inovação também passam por adaptações para enfrentar o aumento das exigências em qualidade e produtividade. É por isso que a automação laboratorial vem se consolidando como tendência para os próximos anos, em diversos segmentos de análises químicas.
 
Como a automação impacta o laboratório de química
 
Os avanços contemporâneos ocorrem em alta velocidade, e no laboratório isso se reflete em cada vez mais análises, com mais confiabilidade e em menos tempo. Além disso, funções administrativas costumam tomar muito tempo dos profissionais e pesquisadores que precisam registrar informações de rastreabilidade, calcular resultados, elaborar relatórios e conferir a regulamentação aplicável.
 
Nesse cenário, a automação surge como principal solução para aumentar a eficiência do laboratório e otimizar processos, reduzindo o tempo de resposta e os custos operacionais. Segundo o Conselho Regional de Química – IV Região, o investimento em automação na área de informática é um dos melhores meios de aprimorar os procedimentos laboratoriais sem perder qualidade nos resultados.
 
Outros segmentos como a indústria de manufatura e comércio varejista já provaram que a automação é o caminho para melhorar o desempenho, e o exemplo pode ser seguido pelos laboratórios.
 
8 vantagens em automatizar o laboratório
 
Os sistemas de automação e gestão específicos para laboratório incluem softwares e tecnologias que impactam positivamente a produtividade.
Vamos às principais vantagens desses sistemas:
 
1. Aumento da produtividade do laboratório e redução de atividades repetitivas como registro de dados e cálculos;
2. Redução da possibilidade de erros, pois os sistemas automatizados aumentam a confiabilidade
3. Rapidez na procura e localização de informações no sistema
4. Facilidade no atendimento das regras e normas aplicáveis às atividades do laboratório
5. Redução de custos operacionais com utilização inteligente dos recursos humanos e materiais, minimizando o uso de papéis
6. Mais organização, integração e disponibilidade de informações;
7. Agilidade na investigação de qualquer desvio no padrão de qualidade das análises;
8. Novas possibilidades para estudos estatísticos e de identificação de tendências, aprimorando a geração de conhecimento.
 
Automação e inovações tecnológicas
 
Com as tecnologias de automação, os laboratórios de química se tornam mais produtivos e o desenvolvimento das pesquisas é facilitado. Há desde sistemas que automatizam processos de registro e distribuição de resultados de análises até softwares capazes de integrar equipamentos de medição, balanças e outros instrumentos essenciais.
 
Para construir um laboratório eficiente, é fundamental aliar as tendências em gestão laboratorial com equipamentos de alta tecnologia.
 
Nesse setor, a SC Química é especialista, pois atua há mais de 25 anos no mercado de soluções laboratoriais para todos os segmentos. A empresa oferece as mais conceituadas marcas em tecnologia para pesquisa e desenvolvimento, além de serviços em assistência técnica preventiva e corretiva para equipamentos variados.
 
Suas inovações tecnológicas incluem equipamentos sob medida para os laboratórios científicos, feitos especialmente para os parceiros e clientes estratégicos de grandes instituições de ensino e pesquisa de São Carlos.
 
Na capital da tecnologia, o laboratório do futuro começa com as soluções da SC Química.