Blog

De São Carlos para o Brasil: o poder da Ciência na capital da Tecnologia

Não é à toa que São Carlos ostenta o título de “capital nacional da tecnologia”,com sua grande concentração técnica e científica em pleno interior paulista.
 
A cidade é famosa pelo clima único, indústrias multinacionais e atividades universitárias. No campo da pesquisa, destacam-se os dois campi da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
 
As universidades públicas de São Carlos renderam à cidade a primeira posição no ranking de doutorado na América Latina, com um doutor para cada 135 habitantes, de acordo com pesquisa da UFSCar.
 
Além disso, seu mérito se deve ao alto nível tecnológico das pesquisas desenvolvidas nos setores de Química Fina, Ótica, Novos Materiais, Automação, Robótica e Instrumentação.
 

A parceria entre mercado e academia em São Carlos

Um dos grandes marcos da inovação em São Carlos foi a fundação da ParqTec, uma entidade pioneira com a missão de transferir a tecnologia da academia para o setor produtivo, valorizando o empreendedorismo e o talento dos pesquisadores locais. Ou seja, o impacto da pesquisa na cidade ultrapassa os muros das universidades e afeta diretamente o mercado, levando soluções revolucionárias para as empresas.
 
Esse cenário vibrante explica as redes de colaboração que reúnem departamentos de pesquisa, laboratórios e empresas em São Carlos, que trocam experiências e conhecimentos entre si em prol dos avanços na Ciência e Tecnologia (C&T).
 
O impacto das pesquisas na capital da tecnologia
 
Com uma rápida busca na mídia, é fácil comprovar a importância da pesquisa em São Carlos e suas contribuições à sociedade.
 
Em janeiro de 2018, quatro novos compostos moleculares contra o câncer de mama foram descobertos por pesquisadores do Departamento de Química da UFSCar em parceria com o Instituto de Física de São Carlos, da USP.
 
Em junho do mesmo ano, pesquisadores da UFSCar e Unesp desenvolveram um biomaterial capaz de devolver o volume perdido do globo ocular a pessoas com tumores, traumas ou glaucomas.
 
Poucos meses depois, outro grupo de cientistas da UFSCar descobriu uma proteína da cana-de-açúcar que pode ser usada para proteger o esmalte dentário e prevenir cáries.
 
Esses são apenas alguns exemplos dos resultados do investimento em pesquisa e tecnologia no polo de São Carlos, que tem potencial para impulsionar a ciência no Brasil inteiro.
 
O exemplo de São Carlos para o futuro do Brasil
 
A inovação tecnológica é um dos pilares fundamentais do progresso, e São Carlos está na vanguarda de um movimento por um Brasil mais moderno e competitivo. A prova disso é o cenário são-carlense, que alia a indústria moderna à nanotecnologia e recruta os profissionais mais competentes para produzir ciência e resultados concretos.
 
Assim, a experiência de São Carlos mostra que é possível unir o megaempreendedorismo e o fortalecimento das universidades, valorizando o conhecimento, inovação e educação.
 
A SC Química tem orgulho de fazer parte dessa história e carregar o DNA da capital da tecnologia, oferecendo soluções laboratoriais de ponta para viabilizar as conquistas de clientes e parceiros.
 
Assim, nossas inovações tecnológicas, equipamentos, consumíveis e serviços de assistência técnica contribuem diretamente com o desenvolvimento da pesquisa em São Carlos – e, consequentemente, com o futuro da ciência no Brasil.